Como Fazer Simulação Minha Casa Minha Vida

Como Fazer Simulação Minha Casa Minha Vida

Veja tudo sobre Como Fazer Simulação Minha Casa Minha VidaIsso servirá para entender melhor que tipo de imóvel é possível comprar, como serão as parcelas e principalmente quanto pagará até o final.

Advertisement

Comprar uma casa não é algo simples. É um compromisso que você firma ao longo de muitos e muitos anos.

Por isso, é natural que no início nos sintamos um pouco inseguros com um contrato tão extenso, que pode durar anos, ou mesmo décadas.

Mas para que tenhamos um pouco mais de noção no empreendimento no qual estamos entrando, a CAIXA Econômica fornece, portanto, um Simulador para o Minha Casa Minha Vida.

Então, veja o que temos sobre Como Fazer Simulação Minha Casa Minha Vida:

Advertisement

Veja Como Fazer Simulação Minha Casa Minha Vida

O simulador do Minha Casa Minha Vida vai lhe ajudar se você está um pouco receoso de entrar em um financiamento tão longo como é o de um imóvel, por exemplo.

Em suma, ele irá mostrar as linhas de financiamentos que você pode adotar, quais os prazos e as parcelas que terá que pagar.

Talvez ele possa ser um pouco confuso para quem não está acostumado. Por isso é providenciamos este guia para você não se perder durante a simulação.

Mas por que você deveria utilizá-lo?

Oras, ele é muito importante, pois assim terá total noção do impacto dessa parcela no seu orçamento mensal e assim respectivamente.

Advertisement

Afinal de contas, este é um investimento longo, no qual você certamente não deseja perder o controle, certo?

Assim sendo, vamos entender como fazer a simulação Minha Casa Minha Vida. Confira!

Guia para simulação Minha Casa Minha Vida

1° Passo: conheça as linhas de financiamento que estarão disponíveis

Na verdade, este é praticamente um “Passo 0”. É importante saber quais as linhas que a CAIXA oferece mesmo antes de começar a usar o simulador.

Você pode realizar a aquisição e um imóvel que seja novo ou mesmo usado – e isto é o ponto principal que queremos aqui, certo?

No entanto, você também pode pedir financiamento para comprar um lote ou terreno, ou mesmo para construir em um terreno que você já possua anteriormente.

Por fim, até reformas podem ser feitas, mas não é este nosso foco aqui, mas sim a aquisição e imóvel pela simulação Minha Casa Minha Vida, então veja a ordem do processo.

2° Passo: Entre no site e forneça os primeiros dados solicitados

Primeiramente para simulação Minha Casa Minha Vida, terá que entrar no simulador (de imóvel residencial)  e lá alimentar o sistema com os primeiros dados.

De início, deverá informar qual imóvel deseja comprar (e aqui entra as categorias que mencionamos no Passo 1), qual o valor aproximado do imóvel e qual lugar está localizado.

3° Passo: Informar os dados pessoais

Após passar pela a tela anterior, você irá se deparar com um formulário onde deverá fornecer diversos dados para continuar a simulação Minha Casa Minha Vida.

Seria interessante, neste momento, estar com os documentos à mão para facilitar o processo.

A renda familiar, a data de nascimento e o CPF serão requeridos, além da confirmação de ter trabalhado por ao menos 3 anos (não precisam ser seguidos) dentro do sistema CLT.

Além disso, é necessário nunca ter sido beneficiado por antigos programas voltados à habitação.

Imediatamente a isso e tendo preenchido tudo corretamente, você passará para próxima tela.

4° Passo: Escolher as opções disponíveis para financiamento

Lá você terá uma lista de financiamentos, portanto, poderá escolher.

Para quem já é cliente CAIXA, e possui um bom relacionamento com o banco, é oferecida uma opção com taxas menores.

Mas é importante prestar atenção nas opções envolvidas, e em qual indexador o financiamento estará relacionado.

Pode ser pela Taxa Referencial (mais estável, e que muda menos) ou IPCA (que pode parecer uma boa ideia no momento, mas que é bastante instável, já que muda com a inflação).

Lembre-se que você estará fazendo um financiamento que pode durar 10 ou 20 anos. Neste meio tempo, se você indexar os juros com a inflação pode ter surpresas bem desagradáveis no futuro.

5º Passo: Veja o resultado da simulação Minha Casa Minha Vida

Agora você terá o resultado baseado nas informações que você forneceu. Geralmente, o tempo de pagamento é 420 meses, mas isso pode ser alterado para quanto quiser.

Lá você terá a informação do abatimento de quanto você deve ao longo dos meses, e o valor de cada parcela até o final do financiamento.

Os juros também podem ser conferidos, e este é um dado fundamental para quem se envolve em número tão grande de parcelas.

Conclusão

Neste artigo, vimos como fazer simulação Minha Casa Minha Vida, usando a própria ferramenta disponibilizada pela CAIXA.

De fato, é um passo que pode apresentar certa dificuldade, no entanto, você pode solicitar ajuda de corretores ou mesmo agentes imobiliários.

Além disso, na própria CAIXA, colaboradores estão sempre prontos para auxiliar interessados no programa MCMV.

Contudo, lembre-se de validar nosso trabalho COMPARTILHANDO este artigo!

Veja também

Esse site usa cookies Ok Mais detalhes

Termos & Política de Privacidade
error: Conteúdo protegido!!